Terapia de Casal
No casamento as crises podem acontecer devido a diversos fatores como dificuldades de comunicação, na parte sexual, problemas individuais, expectativas divergentes quanto à relação, visões diferentes de mundo, etc. Normalmente é um conjunto de variáveis que levam a desencadear uma ampla crise na relação. Manter a satisfação conjugal é um grande desafio, muitas vezes o relacionamento vai se deteriorando e sem a consciência dos parceiros do por que e dos erros cometidos.
No relacionamento conjugal cada um tem sua história, seus valores, expectativas que tem como base a sua experiência familiar de origem e de diversas outras experiências que influenciam diretamente a maneira de conceber a relação marido x mulher, e é a partir deste sistema de crenças é que vai se estabelecer como será a relação conjugal.
O sucesso ou fracasso das relações no casamento depende do seu funcionamento, sendo que após uma avaliação inicial o terapeuta conhecendo a dinâmica e funcionalidade de determinados comportamentos, bem como pensamentos e crenças de cada um, este poderá definir as estratégias para o desenvolvimento da terapia, podendo em alguns momentos intercalar sessões individuais e com o casal conforme a necessidade.
É importante compreender que um relacionamento saudável não é consequência de um ambiente sem conflitos, mas em função de um ambiente onde os conflitos são administrados de maneira construtiva, produzindo maior intimidade e proximidade do casal. Não é o problema em si que traz prejuízo aos relacionamentos conjugais, mas a maneira como o casal enfrenta e tenta resolvê-lo.
No processo terapêutico o casal receberá ajuda no sentido de identificar os pontos de conflito no relacionamento e a definir quais as mudanças desejáveis na forma de se relacionar e no que se refere ao aspecto individual. O casal tomará consciência de pontos de vistas, maneira de interagir e de se comunicar considerados destrutivos na relação para buscar modificá-los. Será um momento de reavaliar a vida a dois desgastada pelos desencontros, buscando outro nível de diálogo, a resolução de conflitos, ou seja, repensando, modificando e fortalecendo o relacionamento conjugal.
A terapia de casais pode ajudar a melhorar a comunicação, desenvolver habilidades de resolução de problemas, buscar a diminuição progressiva dos conflitos destrutivos, evidenciar objetivos comuns, negociar e buscar um equilíbrio em relação às diferenças individuais, aprender a dividir responsabilidades, desenvolver estratégias para manter e fortalecer o vínculo, eliminar a competição, compreender as necessidades do outro, superar situações de infidelidade ou traição, melhorar a vida sexual, conquistar uma qualidade geral no relacionamento e a satisfação conjugal.
Os parceiros devem desejar fazer a terapia para que seja eficaz o processo terapêutico, na qual irão identificar em conjunto os pontos de desequilíbrio e as mudanças desejáveis. A natureza dos problemas enfrentados, a intensidade e duração dos sentimentos negativos gerados pelos conflitos, a bagagem emocional e cognitiva de cada um e várias outras variáveis, irão influenciar na direção que será dada a terapia.