Refletir Sobre Si Mesmo
A capacidade de refletir sobre si mesmo, ou autoconsciência, é uma característica própria do ser humano, que tende a refletir sobre seus pensamentos, motivações, sentimentos e outras questões de sua experiência pessoal. O grau ou frequência com que as pessoas se envolvem nessa atividade é diferente, alguns são mais reflexivos outros menos, pois vivem mais na ação e menos na reflexão. Olhar um pouco para si e como anda sua vida pode ser altamente transformador.
Será que você sabe o que se passa ao seu redor? É possível que não se tenha tanta consciência disso quanto se pensa.
A reflexão em relação ao que somos, ao que queremos, para onde vamos, ajuda a definirmos o nosso papel como ser humano, os desejos, as conquistas e dificuldades, estabelecer objetivos significativos para a vida. É importante que as pessoas trilhem e construam seus próprios caminhos na busca de conhecer-se melhor. Somos um ser em movimento no mundo, que esta sempre a procura de si diante deste mundo, mas que nem sempre se percebe.
Conhecer-se melhor é melhorar o seu ser, tornando suas relações humanas mais positivas, superando suas limitações, abrindo novas perspectivas.
Na busca contínua do ser humano em viver bem é importante conhecer-se para que esteja mais bem preparado para superar as dificuldades e dores existenciais perante o mundo e enxergar o que ele nos apresenta. A reflexão nos ajuda a descobrir muitas coisas a nosso respeito, possibilitando definir novos caminhos para uma vida melhor. Percebe-se muitas vezes que há pessoas ao nosso redor que estão descontentes, insatisfeitas e que querem buscar um sentido diferente para sua vida e em alguns momentos, ao longo da vida, pode ser difícil projetar ou imaginar saídas.
Buscar refletir sobre o destino que sua vida está tomando, é preciso acontecer, para que possa avaliar o que tem de positivo ou negativo, quais realizações tem alcançado, o que acha que deseja mudar, melhorar, reavaliar e para definir objetivos que possam levá-lo a se sentir mais feliz.
O conhecer-se é uma tarefa que pode ser árdua, difícil, porém possibilita melhorar a condição humana pessoal. É preciso coragem e força de vontade para mudar o rumo das coisas e a reflexão nos ajuda a tomar a melhor decisão.
O encontro com a realidade pode acontecer num processo terapêutico, embora se saiba que nossa realidade só nos é acessível em parte. Caminhamos sem parar durante toda vida, em alguns momentos conhecendo o caminho, em outros sendo impulsionados por forças internas, que muitas vezes não temos consciência. A pessoa na psicoterapia se depara com esta ambivalência, com esta dualidade interna, com este movimento intensamente fértil, que possibilita ao ser atualizar-se, renovar-se, transformar-se na vida. A psicoterapia nesta acepção é uma forma de autoconhecimento, de crescimento, de aprendizagem.
A vida nos possibilita mudar, porém é preciso estar aberto para explorar novos caminhos, ter novas experiências, buscar uma nova visão do mundo e da própria vida, abrindo-se para o novo. Sempre é tempo para mudar.