top of page

Resiliência

“Por que caímos? Para aprendermos a nos levantar...” (Frase do Filme Batman Begins)

A forma de lidar com crises, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, rupturas e desafios, demonstra a capacidade de resiliência de uma pessoa, que por mais fortes e traumáticas que sejam as dificuldades enfrentadas, consegue se reerguer, superar, transformar experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Esta revela a sua elasticidade e poder de recuperação não se abatendo com facilidade, não culpando muitas vezes os outros pelos fracassos, ao invés disso vai à luta, busca caminhos para dar a volta por cima.



Vivemos na atualidade mudanças constantes, surgindo situações muitas vezes inesperadas e inéditas, que levam em determinados momentos a vivenciar situações de frustração, forte pressão, estresse, como demissão do trabalho, morte de um familiar, divórcio, problema sério de saúde, etc, exigindo cada vez mais uma rápida adaptação diante das adversidades. A habilidade de recuperação diante de abalos sofridos, enfrentando os problemas e vencendo obstáculos são socialmente valorizadas e importantes para o crescimento pessoal.


Há pessoas que mantêm um equilíbrio psicológico diante de situações estressantes, enquanto outras se entregam, adoecem e perdem as esperanças, sabe-se que alguns fatores de risco (Ex.: estresse da família, frequência de eventos negativos na vida, saúde mental da família, interação entre pais e filhos e outros) favorecem ao aparecimento de desvios e respostas mal adaptadas. A predisposição individual para o desenvolvimento de psicopatologias ou de comportamento ineficazes em situações de crise, diz respeito à vulnerabilidade, que impede que o indivíduo responda de forma adequada a situação estresse.


Às respostas que se dá aos choques da vida, à adversidade, ao trauma diante de ameaças ou riscos, indica a capacidade de resiliência, revelando a nossa força interna, a capacidade de resistir aos obstáculos que se apresentam ao longo da vida. Experiências ruins do passado marcam algumas pessoas de tal forma, que não conseguem se reerguer, são dominadas por lembranças ruins e ficam ruminando sentimentos de mágoa, angústia, o que leva a fragilidade, tendência à depressão, negatividade. Ter a capacidade de se recompor, moldar-se e resistir a cada novo desafio, voltando ao seu ponto de equilíbrio, é ser resiliente.


As situações de estresse são enfrentadas durante toda a vida, desde o nascimento até a morte e suas consequências são várias na parte física e mental. O equilíbrio entre ganhos e perdas ao longo da vida, é determinado pela capacidade de resiliência, a qual nos ajuda a modificar nossos comportamentos, permitindo renovar as atitudes diante das adversidades, buscando vencer os desafios e aprender com cada situação vivenciada, o que permite enriquecer nossa caminhada pela vida, conforme nossa compreensão e recursos disponíveis.


A resiliência manifesta-se como um processo dinâmico que leva à adaptação positiva diante de uma adversidade, esta é considerada uma característica pessoal, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida, aprendida e fortalecida pelo trabalho terapêutico, que vai ajudar a pessoa a desenvolver a autoestima, auto-confiança e auto-eficácia. O primeiro passo é querer enfrentar o desafio, para isto é preciso reconhecer o problema, a dificuldade e acreditar que existem soluções. O sentimento de revolta é uma das principais características no comportamento do não resiliente, que tende a se lamentar de tudo e com a oportunidade de desenvolver, aprender a ser resiliente, a pessoa aprende a confrontar as situações, enfrentar as tensões, ter desenvoltura, de cada experiência ter um aprendizado positivo, não focando no problema e sim na solução. No processo de desenvolvimento da resiliência o objetivo é que as pessoas ao invés de se fragilizarem diante de acontecimentos estressantes consigam meios para se fortalecerem, aprendendo em cada queda como não se abater tanto na próxima vez.






  • Maria Aparecida Nogueira Lacerda Almeida                                                   Psicóloga Clínica - CRP 20210/05

 

Psicóloga graduada pela FUMEC – BH. Especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo Centro Universitário de Araquarara – UNIARA – SP e Psicologia Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua no atendimento psicológico a adolescentes e adultos. 

 

  • CONSULTÓRIO

 

Av. Julia Kubitschek, 35 - Sala 318 - Centro - Cabo Frio - RJ, 28905-000.

contato@psiclinicatcc.com.br

Tel: (22) 2647-3252

Cel: (22) 98812-5386

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Assine a

Newsletter

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page