Fobia Específica
A característica da Fobia Específica é a presença persistente e recorrente de um medo acentuado e irracional relacionado a objetos, situações, animais ou pessoas específicas na sua presença ou na antecipação do que esta por vir. A resposta ansiosa diante do estímulo fóbico normalmente é imediata, podendo ter as características de um Ataque de Pânico.
As situações fóbicas são evitadas devido ao elevado nível de ansiedade e mal-estar, no entanto quando enfrentadas, levam a um forte sofrimento pessoal, provocando intensas reações físicas e psicológicas. O indivíduo reconhece que o medo é excessivo, porém não consegue ter o controle sobre suas reações.
A rotina do indivíduo pode ser prejudicada em função da esquiva, da antecipação ansiosa ou do sofrimento na situação fóbica, provocando disfunção nas áreas profissional, escolar e social, de acordo com a fobia específica.
Existem diversas formas de fobia, como altura, voar, elevador, ver sangue, dirigir, etc, sendo que uma psicoterapia pode ajudar o indivíduo a recuperar a sua saúde mental, por meio do entendimento dos desencadeadores psicológicos da ansiedade e de um planejamento estratégico de intervenções para um melhor manejo dos estados ansiosos. O tratamento visa reduzir a ansiedade e o medo irracional e exagerado, aprendendo a administrar as reações físicas e psicológicas decorrentes deste temor.