top of page

A Vida Moderna e o Estresse


Hoje a vida é muito corrida, tendo como resultado muitas vezes uma exaustão que leva a um estresse diário, cada vez mais presente na vida das pessoas, tendo estas que aprenderem a administrar a si mesmo para não ser dominada por ele, evitando os danos a sua saúde.


A sociedade contemporânea tem passado por diversas transformações, hoje o modelo das relações interpessoais é permeado por imagens, modas, tendências impostas pelos veículos de comunicação, globalização de costumes, necessidades, e modos de ser dos indivíduos e neste contexto o indivíduo se vê pressionado a atender as exigências sociais. As mudanças são rápidas exigindo uma maleabilidade adaptativa a um mundo sem permanência, instável, provisório, denominado por Bauman de “modernidade líquida”. A exigência interna e externa no sentido do indivíduo se ajustar às condições da vida atual é grande, porém estas exigências às vezes excedem as suas capacidades.


O crescimento econômico com base no consumismo e no elevado nível de competição tem levado o indivíduo muitas vezes a frustrações, insucessos, mal-estar social, vazio existencial e, o sofrimento humano vem gerando novos tipos de patologias psíquicas. Os agentes estressores que se apresentam neste contexto são considerados um importante elemento que contribui para o mal-estar da civilização na atualidade. A grande exigência imposta pelas mudanças na vida moderna, e a busca constante de ajustar-se a esse contexto, leva a pessoa muitas vezes a situações de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional, sendo que este esforço persistente pode levar a uma condição de estresse patológico. As consequências do estresse patológico são bastante nocivas à saúde, causando cansaço, irritabilidade, falta de concentração, depressão, pessimismo, queda da resistência imunológica, mau-humor, etc.


Para cada indivíduo a percepção de uma situação como estressante é muito pessoal, sendo que a sua maneira de ser, seu estilo de vida, suas crenças e valores, seus costumes, sua personalidade, interferem no aparecimento e no grau em que se manifesta o estresse.


O estresse tem o lado positivo, sendo este uma resposta do organismo para manutenção da vida, esta se apresenta frente a um perigo, preparando o corpo para fugir ou lutar. Certa dose de estresse é normal e desejável, sendo importante para a nossa saúde e capacidade produtiva. Quando o estímulo estressor persiste por muito tempo, se torna nocivo, pois a energia necessária à adaptação a estímulos internos e externos é limitada, levando o indivíduo a um esgotamento.


Na vida atual há muitas situações que desencadeiam o estresse, sendo estas externas (condições adversas como dor, frio ou calor excessivo, doença em geral) ou internas (eventos psicologicamente estressantes como condições ruins de trabalho, dificuldades de relacionamentos, etc) e podem ser agudas ou crônicas. A reação frente a uma ameaça imediata é o estresse agudo, que é a vivência diante de qualquer situação considerada como de perigo. Normalmente nessas circunstâncias de estresse agudo quando o fator estressante é eliminado, essa resposta do organismo para e os níveis dos hormônios retornam ao seu equilíbrio. Nas situações consideradas cronicamente estressantes a resposta do organismo ao estresse não desaparece, sendo exemplo de fatores estressantes crônicos, a pressão no trabalho, dificuldades no âmbito financeiro, problemas de relacionamento e solidão.


Uma reflexão é importante: Será que nos deixamos envolver por tantas coisas de forma passiva sem pensar no que realmente é importante? O grau de exigência a que nos propomos e que muitas vezes somos pressionados a atingir é muito elevado?


Na sociedade moderna a pessoa se depara com inúmeras possibilidades, mas ao mesmo tempo se sente às vezes completamente perdida, sem saber que caminho seguir, não sabendo realmente definir o que necessita para se sentir satisfeito.


Na conquista de uma qualidade de vida é importante evitar o estresse desnecessário, buscar mudanças de atitudes, de estilo de vida, identificando o que realmente é importante para cada um na busca do seu bem-estar físico, mental e social.








  • Maria Aparecida Nogueira Lacerda Almeida                                                   Psicóloga Clínica - CRP 20210/05

 

Psicóloga graduada pela FUMEC – BH. Especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo Centro Universitário de Araquarara – UNIARA – SP e Psicologia Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua no atendimento psicológico a adolescentes e adultos. 

 

  • CONSULTÓRIO

 

Av. Julia Kubitschek, 35 - Sala 318 - Centro - Cabo Frio - RJ, 28905-000.

contato@psiclinicatcc.com.br

Tel: (22) 2647-3252

Cel: (22) 98812-5386

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Assine a

Newsletter

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page